Desconectar é preciso

Lucas Souza Dorta
2 min readFeb 18, 2023

--

Muitos profissionais terão seus dias de folga de Carnaval. Ótimo momento para relaxar. Então, trago uma reflexão que até parece contraditória, pois trabalho com redes sociais e escrevi este texto em uma delas. A intenção não é criticar, mas fazer a seguinte pergunta: afinal, como estamos curtindo os momentos de desconexão das redes?
Não, não acho errado usar o tempo livre para acessar a internet como forma de procurar conteúdo de entretenimento, conversar com quem está distante, ler notícias, ver novidades de pessoas próximas, olhar vagas de empregos e tendências do mercado. Mas a questão é a seguinte: e naquelas horas que você se desconcentra de alguma atividade de relaxamento simplesmente pela ansiedade de girar o feed?

Deixamos de sentir um pouco as emoções de esportes ou a energia de shows, perdemos trechos importantes de filmes ou séries, corremos o risco de nos compararmos com os outros, desperdiçamos horas de sono, saímos do foco na leitura, enfim, vamos ficando sedentos por novas informações de fatos que podem nem acontecer. O resultado é a perda do precioso tempo de lazer pelo sentimento de ter que encontrar algo nos feeds.
Que a gente saiba aproveitar as oportunidades de desconexão deste final de semana para recarregar energias positivas e jogar fora as ruins.
O repouso das redes sociais também é fundamental para que a mente tenha novos aprendizados, com referências fora das bolhas do ambiente virtual. Apesar da rede social ser online, seus feeds só se tornarão mais saudáveis e menos odiosos quando os humanos internautas entenderem que existe um mundo fora destas bolhas dos feeds e das timelines.
O desafio dos nossos tempos é equilibrar o real e o virtual na hora de se entreter.

--

--

Lucas Souza Dorta

Por aqui para colocar em palavras pensamentos aleatórios que aparecem no dia a dia